“Um monte de pode ser”: A Gaiola, Palavra Z Produções Culturais e Camaleão Produções Culturais

Cristian Menna
2 min readJun 5, 2022

Uma peça infantojuvenil que poderá fazer chorarem os adultos.

Carol e Pablo, no palco, interpretando seus personagens: ela no banco, ele na gaiola.

Produzida pela Palavra Z — Produções Culturais em conjunto com a Camaleão Produções Culturais e dirigida por Duda Maia (diretora de movimento do filme Lisbela e o Prisioneiro), A Gaiola é um espetáculo musical baseado no livro de mesmo nome da autora Adriana Falcão. A adaptação é feita pela própria Adriana em conjunto com Eduardo Rios e conta a história de amor entre uma menina e o passarinho que caiu em sua varanda.

Durante o tempo em que a menina, interpretada pela atriz, cantora e dançarina Carol Futuro, passou cuidando da ferida do passarinho, interpretado pelo ator, cantor e dançarino Pablo Áscoli, ambos se apaixonam. O conflito da história começa quando o passarinho fica curado e a ameaça da despedida, além do medo da solidão, levam os apaixonados a tomarem uma decisão inusitada: prendê-lo em uma gaiola.

Dançando e cantando, a menina e o passarinho experimentam o melhor do amor por um dia, uma semana, um mês, até que a percepção de que outras coisas boas continuam existindo no mundo além dos dois gera novas preocupações aos apaixonados.

Com um cenário simples, composto por um trapézio acrobático, um banco e uma gaiola que é montada em cena, Carol e Pablo enchem o palco de movimento, o ar de música e os corações de alegria e tristeza. A execução é simples, o texto também, talvez até demais e, ainda assim, A Gaiola parece ter sucesso em conversar com o seu público alvo infantojuvenil, já que se trata de uma peça multipremiada no eixo Rio-Niterói, mas faz isso sem perder a capacidade de tocar o coração dos mais velhos, tratando de temas extremamente complexos como paixão, amor, ciúme, insegurança, medo e esperança com certa simplicidade.

Por fim, A Gaiola, muito provavelmente, não será o espetáculo que disputará o pódium das suas lembranças para o resto da sua vida, mas, com alguma certeza, revolverá algumas delas, talvez até ressignificando-as, se você estiver honestamente aberto a “um monte de pode ser”.

Conheça mais sobre A Gaiola no site oficial da peça e assista ao Teaser Oficial no YouTube.

--

--

Cristian Menna

Escritor (e fisioterapeuta) que desenha e faz política.