Há palavra em cada gesto: Fragmentos do Desejo, Cia Dos à Deux

Cristian Menna
2 min readJun 4, 2022

Máscaras, danças e bonecos, uma atmosfera de tensão quase fúnebre.

Discretos olhares, gestos sugeridos, um cenário que se transforma o tempo todo e uma história muito, muito boa para contar!

É assim que a Cia Dos à Deux propõe cativar, na alegria e na dor, o espectador de Fragmentos de Desejo, segundo a segundo e quase sem palavras.

Orlando (cego), devolve a peruca que Angelo usa quando se sente livre para ser Angel.

A Cia. Dos à Deux tem base em Paris e foi criada em 1998 pelos brasileiros André Curti e Arthur Ribeiro, ambos atores e dançarinos que desenvolvem uma pesquisa sobre teatro gestual. É assim que criam e atuam em peças totalmente ou praticamente sem falas, mas repletas de palavras nos gestos, nas expressões, na iluminação inovadora e em cenários que se dobram e desdobram, transformando-se e retransformando a cena como se estivéssemos assistindo a um sonho.

Em Fragmentos do Desejo, através da dança e da penumbra, hora com máscaras, hora com bonecos, sempre acompanhados de pequenos gestos e olhares discretos, Arthur, André e atores convidados nos guiam através de uma atmosfera de extrema tensão mórbida que emerge da relação tóxica e perturbada entre Angelo e seu pai.

Logo na primeira cena, Angelo visita o pai, um velho cadeirante e controlador cujo rosto-máscara causa estranheza e que vive acompanhado de um boneco-galinha bizarro e Olga, uma governanta que se comporta quase como uma extensão mecânica do velho, criando uma atmosfera de desconforto repleta de rituais quase militares e movimentos retos, ordenados e sem vida.

Ao longo da história, ainda que amarrado às formalidades da família e oprimido pelo autoritarismo do pai, Angelo resiste e insiste na vida noturna, onde se apresenta como a cantora Angel, nos bares e cabarés da cidade. E é na noite, também, que Angel cativa o cego Orlando, descobrindo não apenas o amor, mas toda dor que pode vir com ele.

Com um desfecho quase trágico, à beira de sucumbir ao niilismo, Fragmentos do Desejo é uma peça que diz muito…sem dizer uma palavra.

Visite o site da Cia. em Dos à Deux (site oficial), entenda mais sobre a peça em Fragmentos do Desejo, Cia. Dos à Deux, e assista o teaser de Fragmentos do Desejo em Fragmentos do Desejo (Teaser no YouTube).

--

--

Cristian Menna

Escritor (e fisioterapeuta) que desenha e faz política.